Casamentos – Dress Code

Olá meninas!

Esse tema é sempre recorrente aqui no blog. Muitas e muitas leitoras me perguntam com que roupa ir num casamento X, Y, Z. Então resolvi, fazer um post específico.

Quem recebe um convite de casamento com a especificação do dress code (aquele avisinho que diz `traje passeio´, ´traje passeio completo´ etc.) ainda assim fica com alguma dúvida sobre qual a roupa apropriada para o termo, imaginem quem não recebe isso… 

Mesmo assim, o que tem me deixado triste mesmo é ver tanta gente de calça jeans e camiseta nos casamentos. Poxa, será que não tem uma calça social, mesmo que velha, no armário? Uma camisa? E as mulheres? De vestido branco, cru, off-white! Isso não pode! Ou com o cabelo apenas lavado e solto! Será que não dá pra fazer qualquer coisa no cabelo, nem que seja um rabo-de-cavalo? E a maquiagem? Tem algumas que não passam nada!

Vamos aos dress codes:

Como os convidados devem se vestir considerando o traje esporte?

Este tipo de traje dificilmente é especificado em um convite de casamento. Geralmente é pedido para almoços, exposições, aniversários durante o dia e mesmo à noite, e também para outras ocasiões mais informais. Contudo, caso se receba um convite para casamento com esse traje especificado, deve se levar em conta que é uma ocasião especial, logo o traje, mesmo sendo esportivo, pode ser um pouco mais elaborado, afinal é uma forma de homenagear os noivos.

As mulheres podem usar vestidos curtos ou longos. Os longos podem ser usados com um calçado baixo, como uma sandália ou rasteirinha mais elaborada, o que combina com casamentos na praia ou campo. Algumas opções são calças, saias, longas ou curtas, blusas e camisas, terninhos em tecidos opacos. Contudo, como se trata de um casamento, deve-se escolher por tecidos leves com um toque de elegância. Se estiver calor, escolha tecidos como crepes, seda, linho, tecidos sem brilho, principalmente durante o dia. No frio, tecidos mais encorpados.

Em relação aos acessórios, em um casamento, eles podem ser mais elegantes, menos esportivos, mas sem exagero de brilhos. Bolsas de tamanho médio ou pequenas, como as “clutch” e carteiras de mão. Podemos brincar com as cores, fazendo composições inusitadas. O mesmo vale para o traje masculino, o máximo do esportivo aqui é uma calça, não jeans, camisa de manga longa e um sapato.

Look todo Etiketa Plus Size

 

 

E o traje esporte fino ou também conhecido como passeio?

Para esse traje usa-se, de acordo com o estilo da pessoa, tailleurs ou terninhos, pantalonas ou conjuntos para o dia com blusas em tecidos como sedas e crepes. Saias, longas ou curtas, vestidos de seda, crepes, sem brilhos durante o dia e com materiais discretos. À noite, pode-se ousar e optar por tecidos com algum brilho e por vestidos longos desde que sem bordados. As estampas com florais são uma boa pedida na primavera/ verão. Nos pés, saltos.

O traje masculino, para o dia, até 18 horas, requer blazer e calça, com ou sem gravata. À noite, terno com gravata ou blazer e gravata.

Look todo Etiketa Plus Size

 

E o Traje social ou passeio completo?

Geralmente é especificado esse traje em grandes ocasiões, como um casamento, por exemplo. A escolha deve ser por vestidos ou conjuntos de blusas, túnicas com saias ou calças. Deverão ser usados tecidos mais refinados, bordados, rendas, musselines ou sedas. O vestido poderá ser longo com brilhos, mas sem cauda. Os acessórios podem ser joias, xales e echarpes. Nos pés, as mulheres devem usar saltos altos. É preciso lembrar da maquiagem e do cabelo mais elaborado.

Para eles, indico terno escuro com camisa social, sem botões, de preferência lisa ou com padronagem super discreta. Gravatas lisas, regimentais ou com padrões abstratos ou geométricos, elegantes mas não berrantes. Combine com o terno a camisa ou os dois. Sapatos de couro de amarrar e cinto de couro liso com fivela discreta.

Vestido Etiketa

 

E quando estiver especificado traje black tie, como os convidados devem se vestir?

Esse é o mais formal de todos os trajes, onde o luxo pode ser decretado.Tecidos preciosos, em modelos longos com cauda ou sem. Se a opção for por vestido curto, nesse caso, ele deverá ser muito sofisticado, com bordados e em tecidos nobres. Em relação aos acessórios, a escolha deve ser por joias ou bijuterias luxuosas. Nos pés, sandálias ou sapatos com saltos, e sendo seu estilo, com brilho. Para os homens, devem ser smoking preto, camisa branca, gravatas e faixas pretas, sapatos e meias pretos.

 

Os noivos devem indicar no convite o dress code do seu casamento ou essa prática é ultrapassada?

Dependendo do local e horário sabemos o nível de formalidade da festa, mas hoje está muito em voga casamentos com festas que fogem do tradicional. Os noivos deixarão seus convidados mais seguros se especificarem o traje como, por exemplo, casamentos na praia à beira-mar.

Outra dúvida cruel: bem vestida x mal vestida

 

O que é pior? Estar excessivamente bem vestida em um evento simples, ou ser a mais simples em uma festa chique?

Excessivamente bem vestida em um evento simples passa uma imagem de uma pessoa insegura, que usa da forma como se veste para sentir-se mais segura ou ainda pode passar uma imagem de alguém esnobe. Já ao contrário, quando um convidado aparece com um traje muito simples para a ocasião, ele passa a imagem de que pode estar fazendo “pouco” do evento. Qualquer um desses casos poderá fazer o convidado ficar constrangido, logo o melhor é tentar informar-se sobre o local e horário, pois isso já é um grande indicativo do dress code ideal.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Caso elas persistam, vamos fazer como sempre, e-mails para: sapatinhodecristal2010@hotmail.com ok?

Ah! O post não foi feito pra favorecer a loja Etiketa, mas, como sempre digo, aquela loja é um shopping center! A gente encontra tudo!

beijokas,

Van

Sobre sapatinhodecristal

Advogada há 11 anos e apaixonada por moda, estilo, beleza, viagens, passeios...pela vida!
Esse post foi publicado em Dicas Diversas, Moda. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Casamentos – Dress Code

  1. Amanda Ribeiro disse:

    Super post Van…
    PARABÉNS!

  2. Tati disse:

    Olá Vanessa!!!
    Amei esse post! Ajudou muito porque, até mesmo pelo fato de eu não frequentar tantas festas, quando surge uma, sempre bate uma duvidazinha sobre o figurino que eu possa vir a usar!
    Muito esclarecedor!
    Beijos, beijos!

  3. ana claudia disse:

    oi van adorei o rosa achei bem meigo ,e o preto bem poderoso parabens como sempre vc arrazo beijocas

  4. Pingback: Look da Semana 3 | Etiketa Plus Size

  5. ADOREI AS DICAS, PQ EU VOU A UM CASAMENTO A NOITE MES QUE VEM E Ñ SEI DIREITO O QUE VESTIR SOU BEM GORDINHA E VISTO TAMANHO 54 E SEIOS GRANDES ME AJUDE BJSSSSSS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s